Como fazer a primeira venda no Hotmart – Passo a Passo

 

Como fazer a primeira venda no hotmart é uma das perguntas que eu tenho recebido com mais frequência nos últimos meses, confesso que esse artigo já está em débito a pelo menos uns 4 meses, por isso antes de qualquer coisa preciso pedir desculpas a todos que estavam esperando por esse tipo de conteúdo, mas é que as coisas estão bem corridas por aqui.

Só que hoje meu camarada pode preparar o caderno e a caneta porque estou decidido a compartilhar contigo o meu melhor artigo até hoje, não só desse blog, mas em todos que eu possuo.

Sem mais delongas, vou partir do ponto que você já entende alguns conceitos básicos, por exemplo: o que é marketing de afiliados, marketing digital, etc. Vou focar nas estratégias simples e eficientes que você pode colocar em prática.

 

Primeiro passo para você aprender a como fazer a primeira venda no hotmart

 

A escolha do seu produto, nicho de mercado está relacionado diretamente ao seu avatar, que nada mais é do que o seu público alvo. Conhecer e entender o comportamento do seu público alvo é mais importante do que se afiliar a qualquer produto que seja, vou explicar o porquê.

O caminho que a maioria dos afiliados percorrem é: se registrar no hotmart, solicitar diversas afiliações para os produtos que estão na vitrine, normalmente com a temperatura de 150º graus e assim que recebem os seus links, começam a espalhar pela internet como se fosse um vírus rs, será que estou errado?

Será que eu já errei dessa mesma maneira rs? Hoje pode dizer que felizmente também já errei desse modo e digo isso porque serviu de aprendizado.

Lucas, então qual é a maneira correta de se iniciar? Observe a imagem abaixo:
 

como fazer a primeira venda no hotmart

 

Na própria vitrine onde estão os cursos com a maior temperatura eu cliquei no segundo menu categoria do lado direito, se atente que é o segundo menu descendo, onde ficam os mais quentes e mais queridos.

A primeira coisa que eu fiz foi selecionar uma categoria especifica, apenas para ilustrar como exemplo eu escolhi os assuntos Moda e Beleza.

E bingo, acredite se quiser, mas muitos afiliados desconhecem a existência de ótimos cursos justamente por pensarem que os que estão com a maior temperatura são os mais fáceis de se começar, isso é bem relativo depende muito da concorrência do nicho.

Conforme a imagem ilustra, nós podemos ver ótimos cursos que estão sendo vendidos diariamente com a temperatura entre 18 e 67º graus, obviamente as vendas não são na mesma proporção dos cursos que estão na vitrine, só que o lance de se dar bem como afiliado não é iniciar disputando com os tubarões e sim com os pequenos peixes.

Dia após dia você vai adquirindo mais vendas, ganhando mais experiência e testando novas estratégias para impulsionar ainda mais o seu resultado.

Voltando para a imagem acima é possível notar os cursos disponíveis nessa categoria, o primeiro da esquerda para a direita é o Curso de Maquiagem Profissional Online um dos cursos que muitos afiliados ignoram por derre pente desconhecer o nicho e o seu público ou por nunca terem tido a curiosidade de pesquisar.

Também existe o Método Aumente os Seios 3.0, Cuidados para cabelos cacheados – por Gil Vianna, algo importante que você precisa entender, são as métricas para avaliar se o curso tem uma boa aceitação no mercado, são elas:

Blueprint: é um sistema de pontuação baseado nas informações do produto cedidas pelo produtor no ato do cadastro.

Temperatura: Indica, de forma simbólica o quanto aquele produto está sendo aceito no mercado, logo, quanto mais quente ele estiver pode significar mais interessados, vendas e comissões, opa opa tenho um alerta para você!

Tome cuidado com sua analise nessa parte, mais quente não significa mais vendas para quem está iniciando, isso porque deve-se levar em consideração a concorrência do mercado e também a sua experiência para gerar trafego e converter em vendas.

Avaliações: Essa fica por conta do público, ele indica a quantidade de estrela com base na qualidade do material que recebeu.

Comissão: O valor que você recebe por cada venda realizada e confirmada após os 30 dias de experiência do consumidor, enfatizo essa parte porque em alguns casos nós afiliados sofremos com a questão do cancelamento e estorno solicitado pelo comprador, infelizmente nessa parte nós não temos como intermediar.

Eu me preocupo com estes quesitos e diga-se de passagem levo muito a sério, a final a escolha de um bom produto determina como serão as minhas vendas e aceitação do público, não adianta apenas conseguir vender sem agradar, caso contrário você receberá muitos e-mails de cancelamento da venda.

Por isso você deve trabalhar somente com bons produtos, jamais indique algo que seja duvidoso, caso contrário é a sua imagem que estará sendo associada ao produto a não ser que você decida trabalhar com pseudônimo, algo que eu utilizo diariamente e recomendo para quem está iniciando, mas mesmo assim a qualidade do material é imprescindível.

Orientação: Como citei no começo do artigo, evite trabalhar de cara com os produtos que estão na vitrine com 150º graus, não é uma regra, mas a tendência é que você encontre mais dificuldades para vender justamente pela concorrência ser maior.

Pense fora da caixa, através dessa simples pesquisa você vai se deparar com muitos cursos interessantes e com um ótimo potencial de venda.

Mas lucas como eu faço para identificar o meu público alvo?

Nessa parte muita gente costuma complicar enquanto eu gosto daquilo que é simples e objetivo, observe o que eu faço no meu dia a dia independente do nicho:

Vamos supor que você escolheu o Curso de Maquiagem Profissional Online da Boca Rosa, quando nós precisamos de uma informação a quem nós recorremos? Sim ele mesmo, o nosso querido Google, a primeira coisa que eu faço é digitar o nome do curso para saber se o produtor(a) possui um blog ou um canal no youtube, observe na imagem abaixo:

como fazer a primeira venda no hotmart

Na imagem acima você pode notar que os resultados me trouxeram três anúncios em destaque e o primeiro resultado orgânico é justamente o site do nosso interesse, em seguida eu clico nele para ver do que se trata e se tem alguma informação útil para o levantamento do público alvo, veja na imagem abaixo:

como fazer a primeira venda no hotmart

Legal, esse é o site oficial de vendas, ele contém um vídeo e algumas informações ao rolar a página para baixo, “opa olha só ele contém um vídeo, será que existe um canal específico no youtube?

Vamos ver em uma nova pesquisa simples e rápida:

como fazer a primeira venda no hotmart

Show de bola, no youtube logo nas primeiras posições a pesquisa nos rendeu dois anúncios e um em destaque trouxe o nome da produtora, Bianca Andrade, em seguida eu digito ” curso de maquiagem da Bianca Andrade”, vamos ver:

como fazer a primeira venda no hotmart

Nessa parte não tem muito segredo eu assisti alguns vídeos curtos em canais diferentes e encontrei informações valiosas para conhecer detalhadamente o meu público alvo, é isso o que você deve fazer, buscar por informações sobre o produto em blogs e canais no youtube.

Através de pesquisas simples e objetivas eu consegui reunir as seguintes informações:

Meu avatar, tem como principal sonho montar o seu próprio salão de beleza, tem dúvidas simples deis de quanto cobrar, como se comportar com um cliente, aonde trabalhar em casa ou alugar um espaço próprio, onde comprar os produtos de maquiagem, como realizar maquiagem em homens e também como limpar o seu material?

Talvez tenha ficado algo de fora, mas o meu principal objetivo foi te mostrar que através de algumas informações simples nós conseguimos identificar o nosso avatar rapidamente.

Beleza Lucas, i aí acabou a etapa para escolher um bom produto?

Calma, falta mais um passo importante, identificar a concorrência desse nicho para saber se será interessante inciar ou não nele e qual estratégia de marketing de conteúdo vou utilizar.

O fato é que será necessário realizar uma comunicação com esse público e só resta descobrir a melhor maneira para fazer isso.

Uma vez que identifiquei a dor e o sonho do meu avatar só preciso descobrir as palavras chaves mais quentes para alcançá-lo.

Costumo trabalhar com dois termos para encontrar as melhores palavras:

Produtos: Do tipo curso de maquiagem profissional, aulas de maquiagem profissional passo a passo, curso de maquiagem para pele sensível, maquiagem profissional para pele negra, etc.

Pessoas: Curso de maquiagem da Bianca Andrade, curso de maquiagem da Bianca Andrade funciona, é bom, é confiável, vale a pena, quanto custa, onde comprar?

Por estes termos na pesquisa a gente consegue identificar a tendência da pessoa para determinado produto, por isso não perco tempo em criar conteúdo do tipo: como fazer maquiagem, dicas de maquiagem, na minha opinião esses são termos genéricos e as pessoas com este tipo de pesquisa não estão nos mostrando nada.

Agora quando ela digita no Google ou no Youtube, termos relacionados aos produtos e pessoas ela já está mostrando um interesse maior, tudo o que eu tenho que fazer é encontrar palavras específicas para atrair e prender sua atenção de uma vez só.

Dá uma olhada em como eu costumo encontrar essas palavras em menos de cinco minutos, você leu certinho amigo(a), é isso mesmo, siga o passo a passo.

Já notou que sempre que nós digitamos algo no Google ele nos da opções para concluir a pesquisa? Pois muito bem, observe as imagens abaixo na sequência:

como fazer a primeira venda no hotmart

Na imagem acima você percebeu que a minha pesquisa foi para curso de maquiagem profissional online com certificado, detalhe, online com certificado foi uma sugestão do próprio Google que resolvi aceitar, agora observe na imagem abaixo o que aconteceu:

como fazer a primeira venda no hotmart

Notou que o Google na parte inferior da página recomendou mais termos para a minha pesquisa?

O que eu faço é pegar as palavras do meu interesse e jogá-las no KeywordShitter, essa ferramenta online gratuita é fantástica, ela é capaz de gerar termos semelhantes em questão de 1, 2,3 minutos, veja na imagem abaixo a sequência da minha pesquisa:

como fazer a primeira venda no hotmart

Ela gerou mais algumas palavras específicas através de uma pesquisa que levou menos de 5 minutos, incrível né?

Faça isso quantas vezes forem necessárias até você ter em mãos um bom número de palavras chaves voltadas para o seu público alvo.

Depois vá para o planejador de palavra chave do Google para validar as ideias que conseguiu, veja na imagem abaixo:

como fazer a primeira venda no hotmart

Notou que o pesquisador separou por grupos as minhas ideias, ou seja, você conseguiu mais palavras relacionadas a sua pesquisa.

Todo esse processo foi simplesmente para encontrar um nicho, definir o público alvo encontrando as suas maiores necessidades, fala sério né, trabalho de gente grande!

Ainda tem uns e outros que afirmam que ganhar dinheiro na internet não dá trabalho é brincadeira rs, só por aqui você tem uma base de como se levar um negócio a sério.

Agora respire fundo, tome um gole de água e vamos dar sequência.

A oportunidade que tem se mostrado mais rentável para muitos afiliados são os mini-sites de nicho, funciona extraordinariamente bem, falo por experiência própria.

Isso requer um pouco mais de trabalho inicialmente, só que a vantagem é que você só realiza isso uma única vez para cada nicho que for atuar.

Observe os cuidados que você precisa ter ao criar o seu mini-site.

Recomendo que instale a extensão MozBar no Google Chrome, ele te dará métricas como DA e PA, respectivamente autoridade do domínio e autoridade da página, isso serve para você ter uma noção dos sites que estão posicionados nas primeiras posições, eu costumo analisar da seguinte maneira:

Quando o DA ultrapassa o 50 e PA ultrapassa 40, classifico como uma concorrência alta, porque eu sei o quão trabalhoso é chegar nesses números, e se estes sites chegaram não é por acaso existe um trabalho pesado nos bastidores e dificilmente você conseguirá ultrapassar eles.

Tenha em mente que estás métricas não determinam se nós vamos ou não criar um blog de nicho para brigar pelas primeiras posições, elas apenas servem como uma boa referência.

Outra ferramenta essencial que eu costumo utilizar é o Majestic, ele serve para analisar algumas métricas importantes no blog ou site, como backlinks externos, domínios de referência, IPs de referência, trust flow e citation flow, digitei um site que acompanho da gringa, veja na imagem abaixo os dados:

como fazer a primeira venda no hotmart

Agora imagino que você esteja se perguntando, mas Lucas que diabos é isso meu rsrs?

Calma, vamos por parte você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Backlinks externos: é a quantidade de links que estão apontado para o meu blog, mais importante do que a quantidade é qualidade dos links que direcionam para o seu site ou blog, isso aumenta e muito a credibilidade perante ao Google que por sua vez nos premia com um melhor posicionamento.

Domínios de referência: é a quantidade de sites que apontam para o nosso, de nada adianta ter 10.000 backlinks de apontamento se todos forem de um ou dois sites, nessa parte é importante ter uma boa variação de sites apontando para o nosso isso gera mais naturalidade para o Google.

IPs de referência: caso você não saiba, IP é a identificação de um dispositivo ( computador, impressora, etc), logo é importante que estes sites estejam em IPs diferentes, o Google sempre terá bons olhos para o nosso blog se ele agir da forma mais natural possível.

Trust flow: de maneira resumida ele mostra a credibilidade do domínio ou da url do nosso site com base na autoridade dos sites que apontam para o nosso, simplificando ainda mais, se você tem 10 sites de autoridade apontando para o seu será melhor do que ter 40 sites sem credibilidade realizando o mesmo apontamento.

Citation flow: é o número que indica as referencias realizadas para o domínio ou a url verificada. Ou seja, é a nota que Majestic da para um site em função do número de urls que apontam para ele.

 

2 passo sobre como fazer a primeira venda no Hotmart estrategicamente?

 

Quando o seu mini-site estiver pronto e configurado você precisará de uma estratégia eficiente e que ao mesmo tempo funcione no piloto automático, a final a ideia de criar mini-sites de nicho é para otimizar melhor o seu tempo na criação de novos projetos enquanto obtém lucros com os projetos prontos.

Vou mostrar o passo a passo das minhas configurações, apenas por motivo de segurança não irei mais revelar os meus projetos, só eu sei o quanto foi decepcionante descobrir que dois blogs no ano passado altamente rentáveis foram punidos pelo Google através da maldade e inveja de outras pessoas praticando SEO negativo.

O que vou passar não funciona como regra tudo bem? Como citei nos primeiros parágrafos muita coisa depende do nicho, no demais normalmente eu costumo criar três páginas estáticas, são elas:

Contato, Home e Página de venda indireta, nesta página consiste a minha técnica que tem funcionado bem, ou seja, não trabalho com artigos porque meu foco é criar um projeto simples e que não necessite de atualizações frequentes.

A página de contato é mais para soar como algo natural para o Google, se lembra que ele gosta das coisas assim? Na home eu costumo trabalhar com variações de palavras chaves específicas.

Seguindo o nosso modelo de exemplo: O curso de maquiagem profissional da Bianca Andrade é sem sombras de dúvida a nossa palavra chave de calda longa favorita, no entanto, existem alguns termos específicos que nos levam até ela.

Entenda melhor o que estou falando seguindo esse exemplo:

Dentro da minha pesquisa eu descobri que seria interessante trabalhar com o termo “quanto uma maquiadora profissional deve cobrar” Partindo do ponto que as pessoas, mais especificamente as mulheres estão buscando por este tipo de informação tudo o que eu tenho a fazer é entregar exatamente esse conteúdo.

Através de algumas pesquisas simples e objetivas no Google eu pude perceber que isso depende do tipo de serviço que será executado, deve haver coerência com o preço de mercado, tons de pele, etc.

Basicamente eu vou quebrar as objeções e esclarecer as dúvidas do meu avatar parágrafo por parágrafo, compartilhando números, exemplos de bons profissionais e em determinado momento eu começo a lincar algumas frases, veja abaixo com um simples exemplo:

Aqui você pode saber muito mais sobre como ser uma maquiadora profissional sem sair de casa.

Inclusive esse é um dos tópicos que a Bianca Andrade aborda no seu curso, da uma olhada aqui.

A questão de quanto deve-se ganhar uma maquiadora é apenas um detalhe no oceano de informações que você pode aprender com a Bianca.

E por aí vai..

..basta usar a criatividade, o seu foco é direcionar essa pessoa para uma nova página de conteúdo.

Atente-se que estes links devem direcionar a pessoa para uma nova página de conteúdo ou uma página onde você compartilha algum depoimento falando bem do curso, trabalhe com pseudônimo, compre fotos de modelos profissionais e com todas as diretrizes ok para passar ainda mais credibilidade.

Não tente direcionar a pessoa direto para a página de vendas, dificilmente ela irá comprar nesse primeiro momento, sem falar que você pode perder um potencial comprador por agir com pressa.

Antes você precisa engajar ela com suas dicas, conteúdo, presente, em fim vai depender do seu público.

O que é de extrema importância se realizar é o famoso teste A/B, alguns podem até achar desnecessário, mas os meus resultados aumentaram com o costume dessa prática e sinceramente as vezes você deixa de ganhar muito dinheiro por pura preguiça é assim que eu penso quando alguém se recusa em testar aquilo que será mais benéfico para o seu próprio negócio.

Você precisa testar as palavras chaves que mais atraem visitantes, seguindo as dicas no começo desse artigo, você precisa testar principalmente a página de venda indireta, aquela em que você irá compartilhar sua opinião sobre o curso ou que ainda irá entregar mais conteúdo visando despertar a curiosidade dela sobre o tal curso.

Observação. Caso você tenha dificuldade para escrever os conteúdos e o produtor(a) tenha um canal no youtube, você pode baixar os vídeos e upar diretamente para o seu blog, “alerta” não suba nenhum vídeo para um novo canal sem autorização prévia do autor.

O Youtube está extremamente rigoroso com está prática, ele pode tomar medidas deis de, bloqueando o seu vídeo até a exclusão do seu canal e dependendo do número de inscritos você pode ter um prejuízo imenso.
 

Conclusão Sobre Como fazer a primeira venda no Hotmart!

 
Ao criar mini-sites de nicho você consegue a médio e longo prazo ter uma verdadeira máquina de ganhar dinheiro no piloto automático, só que isso requer trabalho com foco e seriedade.

Se por algum momento você acreditou que seria possível ganhar uma fortuna na internet da noite para o dia, meu velho esqueça isso o quanto antes!

O fato é que, a automatização do processo te permite investir mais tempo buscando e encontrando nichos rentáveis, a mentalidade correta para esse negócio dar certo é começar com pequenos projetos e na medida em que for obtendo lucro você pode investir em outras maneiras de monetização.

Dica de amigo: Se você gostou dessa estratégia foque somente nela, o excesso de informações no começo tende a nos deixar malucos rs, particularmente quase enlouqueci literalmente tentando alcançar os meus primeiros resultados positivos aplicando diversas estratégias ao mesmo tempo.

Vou contar um segredo, mas vê se não espalha em rs…existem técnicas extremamente avançadas para posicionar mini sites nas primeiras posições do Google em questão de dias e dependendo do nicho de mercado até mesmo algumas horas.

Essas técnicas avançadas você pode aprender passo a passo clicando no link a seguir…método money seo expert funciona para os afiliados iniciantes.

 

Lucas Matos

Lucas Matos, empreendedor digital a dois anos, desenvolve trabalhos com marketing de afiliados. Tem como principal meta auxiliar novos empreendedores em busca de sua Liberdade Financeira.

Website: http://www.comercialucrativo.com

4 Comentários

  1. Lucas

    Muito bacana Lucas, tenho uns 2 meses nesse mundo de viver da internet e não e fácil tem muita informação ruim e inconsistente! Gostei das suas dicas pretendo aplicar elas em meus projetos tenho focado a principio em mini-sites um abraço e sucesso.

    • Opa tudo tranquilo?

      Realmente existem muitas informações confusas na internet, por aqui eu só procuro compartilhar as minhas próprias técnicas que me geram bons resultados, que bom que este conteúdo te ajudou de alguma maneira.

      Bons negócios pra ti…Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =