O que são backlinks? E como eles podem ajudar seu blog?

 

Fala guerreiros e guerreiras, estão prontos para mergulhar de cabeça no mundo SEO? Espero que sim, pois o principal objetivo do post de hoje é esclarecer algumas dúvidas do tipo: o que são backlinks e como eles podem influenciar no posicionamento do seu blog perante o Google.

o que são backlinks

Quando eu converso com as pessoas que estão iniciando com um site ou blog, geralmente incluem tópicos de SEO padrão, tais como palavras-chave, estratégias de marketing de conteúdo, análise da concorrência, mídias sociais, divulgação de arquivos em pdf, word, power point, etc.

Essa junção é responsável pelo significado da palavra backlink, isto é, incorporando palavras-chave em backlinks, escrever o conteúdo e comunicado de imprensa com backlinks, out-backlink competição, usando a mídia social como uma fonte de backlink, e, claro, medindo backlinks com analytics.

Mas Lucas você falou falou e eu ainda não entendi o que são backlinks!

Simples, backlinks resume-se em sites que estão apontando para o seu, eles ajudam o Google a rastrear diversas páginas, veja dois exemplos:

A Claudia escreveu um baita artigo no seu site, eu fui até ele li todo conteúdo e decidi escrever algo semelhante no meu blog, e achei interessante colocar um link apontando para o site da Claudia como referência do assunto ou para complementar ainda mais as informações.

Uma outra alternativa seria eu colocar a url do meu site em outros sites de autoridade com DA e PA altos, assim o Google entendi que se o seu site está recebendo algum tipo de referência destes sites é porque o seu também tem credibilidade.

Por que é tão importante trabalhar com foco em bons backlinkis para obter o máximo de trafego orgânico?

O algoritmo do Google coloca um bom peso sobre o número de sites que fazem referência (ou ligando de volta para) o seu site. Estes são backlinks ou inbound links. A lógica do Google é bem simples: se outros sites estão fazendo referência ao seu site, então ele deve ser um local relevante e confiável com conteúdo de qualidade, assim como citei no parágrafo acima.

No mundo perfeito seria simples assim, no entanto, no mundo real não é tão simples. Os backlinks para o seu site devem ser:

De alta qualidade, possuir links relevantes em oposição a:

Links de baixa qualidade, irrelevantes, links com spam, ligações a partir de fontes não confiáveis, como por exemplo sites adultos ou ainda links comprados.

Como conseguir backlinks de qualidade trabalhando com SEO?
1. Seja consistente. O Google quer ter a certeza de que você está comprometido com sua estratégia de backlink e o algoritmo do Google pode detectar qualquer tipo de ação suspeita.

Por exemplo, se você tem 59 backlinks hoje e durante a noite você passa a ter mais de 15.000 (certamente ele irá desconfiar que você pagou por isso e não realizou um trabalho manual e natural, provavelmente o seu site irá ser penalizado, o que vai impactar negativamente no seu posicionamento.

O Google quer enxergar um trabalho consistente de backlinks para sua presença na web ao longo de um período de tempo normal. Por exemplo, 5 a 10 backlinks por semana, ou 50 backlinks por semana sempre alternando.

2. Otimize suas marcas de texto âncora. Uma marca de texto âncora com o texto “Clique aqui” ou “Leia Mais” é bastante inútil para seus esforços de SEO. Obviamente você terá que alternar e utilizar esse tipo de frase, até para evitar que o Google enxergue essa ação como puro Spam.

Mas na maior parte do tempo você seguirá por este caminho: Por exemplo, se uma das suas palavras-chaves for “vestidos para madrinhas de casamento”, então você vai querer criar o texto âncora com base nessa frase e tê-lo através de link para uma página web que também é otimizado para essa frase.

Observação: Pode não ser sempre possível controlar o texto âncora para o seu backlink.

3. Domínio único. O Google sempre irá querer enxergar uma variedade de domínios apontando para o seu site. Se todos os seus backlinks tem origem de uma única fonte, ou seja, o mesmo IP, certamente ele pode ser um sinal de que o seu site não é tão relevante, e adivinha só? Você ainda pode sofrer uma boa penalização.

Lucas, como eu posso conseguir bons backlinks para o meu blog?

De uns tempos para cá eu venho realizando alguns testes e encontrei ótimas fontes para aumentar a credibilidade de mini sites perante o Google.

O primeiro teste foi com sites de músicas.

Poucas pessoas divulgam este método aqui no Brasil, no entanto, no mercado dos E.U.A isso é algo comum e extremamente eficiente, por base basta a gente comparar os DAs e PAs dos sites de fora com os sites brasileiros.

Normalmente eles permitem ligações dofollow, ou seja, daquela que passa autoridade para o seu site, isso sem falar na tonelada de autoridade de domínios diversificados. Ainda que você não possua um site de música, é possível obter backlinks deste tipo de site.

Siga o passo a passo:

Primeiro, você vai precisar de uma peça de música para compartilhar. Enquanto isso não é uma exigência de todos os sites, que ajuda a completar o seu perfil. E isso ajuda a construir alguns links internos para o seu perfil, o que significa mais autoridade passando para o seu site.

Siga para: https://vocaroo.com/. Clique no botão Retry em vermelho e inicie sua gravação.

audio-sharing-sites-1

Isso irá permitir que o site acesse o microfone do seu computador. Você pode usar um microfone ou fone de ouvido profissional, mas para ser bem sincero não vejo necessidade para tanto.

o que são backlinks

Agora você já pode iniciar sua gravação, minha dica: grave algo em torno de 1 à 2 minutos e já está ótimo, a ser é claro que você seja um ótimo cantor(a), rsrs.

Após sua gravação de pelo menos um minuto, clique no botão Click to Stop conforme a imagem abaixo:

Para verificar como ficou a gravação, clique no botão Listen conforme a imagem abaixo:

o que são backlinks

Gostou do áudio? Então role a página e clique em ” Clique aqui para salvar”

como conseguir backlinks

Depois salve seu arquivo em mp3.

Salvando o arquivo:

como conseguir backlinks

 Localize a pasta em que salvou seu arquivo e depois renomeie para não se esquecer.

audio-sharing-sites-7

Agora é que vem o pulo do gato rsrs:

pulo-do-gato

Com seu arquivo mp3 pronto você já pode transformá-lo em backlinks de alta qualidade.

Veja só a lista de sites de compartilhamento de áudio que você pode se inscrever:

Há também outros sites de podcast que você pode enviar seu arquivo. Eles funcionam como sites de compartilhamento de áudio: basta enviar o seu áudio e obter um link em troca. Simples assim!

Espero que este post tenha sido útil, claro que se você me perguntar se existem outros site para se obter bons backlinks eu irei responder que sim, mas para não deixar este artigo tedioso vou encerrar por aqui.

Se você deseja colocar seu site na primeira página do Google, recomendo fortemente que leia este artigo onde explico o passo a passo.

Deixe seu comentário abaixo, com dúvidas e sugestões para novos temas.

Abraços..

 

 

Lucas Matos

Lucas Matos, empreendedor digital a dois anos, desenvolve trabalhos com marketing de afiliados. Tem como principal meta auxiliar novos empreendedores em busca de sua Liberdade Financeira.

Website: http://www.comercialucrativo.com

6 Comentários

    • Sim. Consigo bons resultados principalmente em nichos esquecidos pela grande maioria dos afiliados, exemplo: como eliminar pulgas do cachorro, como fazer meu filho comer verduras, etc.

      O grande segredo está em pensar fora da caixa, uma coisa que aprendi no começo do ano passado foi diversificar ao máximo as minhas estratégias de SEO, assim você ganha um pouco aqui, um pouco ali, e no fim do mês o resultado é surpreendente! Abraços..

  1. Me ajudou bastante comecei um blog e estou aos poucos entendendo a questão do backlinks.

    • Opa Marcos, tudo tranquilo?

      Fico feliz em saber, com o passar do tempo você vai ver que não tem segredo, é bem simples para colocar em pratica em qualquer nicho de mercado.

      Abraços e obrigado pela visita.

  2. Atylla

    No caso eu tenho q coloca meu site no meu perfil? e isso serve como back link dofollow?

    • Exatamente, eu costumo criar diversos perfis somente pra isso. E os links são dofollow, só tem que tomar cuidado para diversificar ao máximo, alguns acham besteira, mas eu não acho e como não pretendo sofrer nenhuma penalização do Google é assim que eu trabalho.

      Ultimamente eu estou trabalhando da seguinte maneira: a cada 10 artigos, dois eu aponto para o site que pretendo posicionar, diversifico também as palavras chaves, tipo: produto tal funciona, clique para conhecer mais sobre tal produto. Entendeu?

      Dessa maneira o trabalho fica bem natural e não levanta nenhuma suspeita perante o Google.

      Abraços..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − seis =